Áudio & Música Tecnologia

Os tipos de teclado musical: controladores, arranjadores, sintetizadores, workstations e pianos digitais.

Escrito por Jônatas Castro

Aos longos dos anos, já pude experimentar todos os tipos de teclado musical.

Uma coisa aprendi. Comprar teclado musical é como comprar um carro. Existem diversos tipos, marcas, modelos, características e fabricantes.

Assim como em carros, você tem os tipos hatchsedãpickupminivanperua, utilitário... , em teclados musicais, você tem os seguintes tipos:

  • Arranjador;
  • Controlador;
  • Pianos Digitais
  • Sintetizador;
  • Workstation;

Nesse artigo, vou te mostrar as características de cada tipo de teclado musical.

Já vou adiantando que não existe o “melhor tipo”. Cada tipo busca atender uma necessidade diferente. Para buscar o “melhor teclado”, temos que comparar as mesmas linhas de produtos, da mesma forma que fazemos quando comparamos modelos de carro.

Antes de prosseguir, vale fazer uma lista dos fabricantes mais famosos de teclado musicais.

Lista de fabricantes mais famosos

Teclados Arranjadores

Esses teclados são os mais encontrados no mercado, por serem a solução de mais baixo custo. Porém, a maioria dos modelos são voltados para iniciantes.

Geralmente, possuem um banco rico de timbres (voices), acompanhamentos (styles) e canções (songs). Com raras exceções, alto falantes embutidos também é requisito aqui.

A característica mais fundamental do arranjador é a capacidade de executar acompanhamentos instantâneos. A maioria dos cursos de teclado popular baseiam-se nesse padrão de teclado.

Sobretudo, escolhe-se um ritmo de acompanhamento (style) e toca-se um acorde na mão esquerda para iniciar o ritmo. A mão direita fica reservada para a melodia. Você ainda encontra alguns botões de “introdução” (Intro), “final” (Ending) e “virada de bateria” (Fill). O nome é “arranjador” porque, essencialmente, você cria uma arranjo inteiro com ritmo, harmonia e melodia.

Alguns teclados arranjadores mais avançados permitem editar e/ou inserir novos ritmos e timbres através de mídias externas.

A maioria desse tipo de teclado musical possui interface MIDI e/ou USB. É possível, portanto conectá-los um computador para utiliza-lo com instrumentos virtuais (VSTi’s). Saiba mais sobre como utilizar computador para performances ao vivo nesta postagem.

Existem teclados arranjadores que você encontra por R$300,00 que costumam ser muito ruinzinhos… Por outro lado, você pode encontrar teclados arranjadores mais caros, com preços de até R$ 10.000,00. Alguns deles possuem timbres muito bons e características de Workstations. É o caso do Korg Pa3x.

Apesar da popularidade dos arranjadores, eu não recomendo esse teclado para igrejas.

Indicado para: iniciantes, amadores, compositores, arranjadores, músicos de bar.

Alguns arranjadores mais populares no Brasil em 2016/2017  (do mais básico ao mais completo):

Teclado Portátil Casio 49 Teclas CTK-240H2

Teclado Portátil Casio 49 Teclas CTK-240H2

Medeli M15

Medeli M15

Yamaha Psr-F50

Yamaha Psr-F50

Yamaha Ypt-340

Yamaha Ypt-340

Yamaha Psr-E453

Yamaha Psr-E453

 Yamaha Psr-670

Yamaha Psr-670

 Korg Pa300


Korg Pa300

Yamaha Psr-S770

Yamaha Psr-S770

Yamaha Psr-S950

Yamaha Psr-S950

Korg Pa3x

Korg Pa3x

Teclados Controladores

O nome já é bastante sugestivo, porque o objetivo desse teclado é “controlar”. Controladores não possuem timbres próprios. Você não encontra, nesse tipo de teclado, uma saída de linha (line output) ou fones de ouvido, por exemplo.

Se eles não tem timbres próprios, a ideia é utilizar timbres gerados de um computador, um módulo ou algum outro teclado.

Por isso, todo controlador deve, no mínimo, prover uma interface MIDI ou USB. Por isso, também são chamados de “controladores MIDI” (MIDI controllers)Se você quer saber mais sobre um esquema de utilizar controladores com instrumentos virtuais clique aqui. O MIDI (Interface Digital de Instrumentos Musicais) é a forma como o controlador se comunica com os outros dispositivos. Veja a postagem que eu fiz sobre MIDI para entender mais a fundo.

Elementos mínimos de um bom controlador

Elementos mínimos de um bom controlador – Exemplo do Axiom 61

O que diferencia os modelos de controladores um dos outros são:

  • quantidade e qualidade das teclas: 25, 49, 61, 76 ou 88. Experimente tocar antes de comprar. Alguns controladores não possuem uma ação de tecla tão boa;
  • quantidade e qualidade de controles, isto é, os knobs, faders, sliders, pitch bend, modulation wheel, entradas de pedal, trigger pads, aftertouch e botões. Quando mais controles ele disponibiliza, melhor;

Bons controladores disponibilizam mais de uma entrada para pedais e/ou foot controllers. Bons controladores também possuem pitch bend, modwheel e aftertouch.

Indicado para: produtores, músicos em geral, DJs, estúdio…

Alguns controladores mais populares no Brasil em 2016/2017 (do mais básico ao mais completo):

IK Multimedia iRig KEYS 25

IK Multimedia iRig KEYS 25

Akai Lpk25

Akai Lpk25

Akai Professional Advance49

Akai Professional Advance49

Behringer Umx610

Behringer Umx610

M-Audio Keystation 61 II

M-Audio Keystation 61 II

Novation Launckey 61

Novation Launckey 61

Waldman Krypton 61

Waldman Krypton 61

Roland A500-PRO

Roland A500-PRO

Pianos Digitais

Os pianos digitais são uma solução alternativa aos pianos acústicos. Você não precisa, por exemplo, afiná-lo todo mês. A única coisa que você precisa é de uma tomada elétrica e pronto.

Existem pelo menos duas categorias de pianos digitais, dependendo da intenção de uso:

  • pianos digitais de armário: são aqueles projetados para pouca mobilidade, para ficarem “em casa”, por exemplo.
  • stage pianos: são pianos mais portáteis. Foram projetados possibilidade de serem facilmente removidos de um lugar para o outro.

Os pianos de armário, vem com um design mais robusto, imitando a um piano acústico. Pode ser que venha com um gabinete de madeira. Existem alguns modelos que se parecem, de fato, com um piano acústico de calda. E, no lugar onde ficariam as cordas do piano acústico, você encontra alto falantes. Esses modelos costumam ser bem caros.

Os stage pianos são mais parecidos com os outros tipos de teclado, mas a maioria vem com alto falantes embutidos.

Independente do tipo, o objetivo dos pianos digitais é imitar fielmente um piano acústico, principalmente, nos aspectos de ação das teclas e timbre.

Portanto, assim como um piano acústico, os digitais possuem teclas sensíveis e pesadas. Quanto ao timbre, você encontrará pouca variedade. No entanto, busca-se sempre um timbre muito próximo do acústico. Alguns pianos digitais dispõe de interface MIDI ou USB permitindo conectá-los a um computador para utilizar softwares de instrumentos virtuais.

Indicados para: iniciantes e intermediários, músicos em geral, fins de decoração em espaços grandes.

Alguns pianos digitais mais populares no Brasil em 2016/2017 (do mais básico ao mais completo):

Casio Cdp-120

Casio Cdp-120

Yamaha P-45

Yamaha P-45

Fenix Sp20wb

Fenix Sp20wb

Yamaha P115

Yamaha P115

Korg Sp 280

Korg Sp 280

Casio Privia Px-860

Casio Privia Px-860

Kurzweil MPS-10

Kurzweil MPS-10

Yamaha Clavinova Cvp-601b

Yamaha Clavinova Cvp-601b

Roland Lx7 Cb

Roland Lx7 Cb

Yamaha Clp565gp

Yamaha Clp565gp

Teclados Sintetizadores

Sintetizadores (Synthesizers) tem o objetivo único de produzir sons. A maioria dos sintetizadores atuais reproduzem timbres baseados em “sampleamento (sample-based), ou seja, uma amostra de som (“um pedaço de som”) já existente. O que isso quer dizer? São timbres pré-produzidos, que foram gravados de algum instrumento acústico, outro sintetizador ou instrumento virtual. Esses são os mais comuns. Em contrapartida, existem os sintetizadores análogos que produzem sons através da manipulação de sinais elétricos. Estes modelos, geralmente, são mais conceituais e mais raros.

Existe uma infinidade de sintetizadores no mercado. Antes de escolher um, cabe ver o estilo de música que você vai tocar. Os sintetizadores, bem como, os workstations são os teclados que você mais verá a frente de tecladistas profissionais.

Os sintetizadores guardam os timbres na memória ROM. Se você deseja comprar um teclado, “plugar” a saída de som e tocar, certamente, você deseja um sintetizador que tenha um rico banco de presets ou patches (pré-definições), isto é, timbres já pré-configurados. Se você deseja criar novos timbres, certifique-se que o sintetizador que você irá adquirir possua espaços para presets de usuário (user patches). Vale a pena conferir quando um sintetizador oferece a opção de carregar samplers externos, abrindo um grande leque de possibilidades.

A característica fundamental dos sintetizadores é possibilitarem o controle do envelope do timbre. Trata-se de modificar a onda sonora do sampler. Existem quatro parâmetros básicos: attack, sustain, decay, release. Além disso, podem disponibilizar osciladores de baixa frêquencia (LFO), permitindo alterar parâmetros do timbre. Veja essa postagem sobre programação de teclados onde explico isso mais a fundo.

Bons sintetizadores também costumam disponibilizar filtros e efeitos que você pode aplicar aos patches. Por exemplo, equalizador, reverb, chorus, delay, distortion

Alguns sintetizadores também dão a opção de misturar patches operando em um modo mais performático de combinações. Um exemplo muito comum é utilizar a combinação de piano + pad. Veja essa postagem onde eu mostro 5 maneiras fáceis de misturar timbres em teclados.

Sintetizadores podem ser uma boa opção para igrejas.

Indicado para: músicos profissionais, igrejas.

Alguns sintetizadores mais populares no Brasil em 2016/2017 (do mais básico ao mais completo):

Korg Microkorg Mk-1

Korg Microkorg Mk-1

Casio XW-P1K2INM2

Casio XW-P1K2INM2

Roland XPS 10

Roland XPS 10

Roland Sh01 Gaia

Roland SH01 Gaia

Roland Sintetizador Juno Di

Roland Sintetizador Juno Di

Yamaha MX61

Yamaha MX61

Roland Xps 30

Roland Xps 30

Kurzweil SPS4-8

Kurzweil SPS4-8

Roland V-Combo VR-09

Roland V-Combo VR-09

Nord Electro 3

Nord Electro 3

Nord Eletro 5 HP

Nord Eletro 5 HP

Teclado musical - Nord Stage 2

Nord Stage 2

 

Teclados Workstation

Workstations engloba gravação, timbre e composição. Com um teclado desses você consegue literalmente gravar um álbum completo. Pelo fato de carregar o nome de “estação de trabalho”, você encontrará nesses teclados:

  • grandes livrarias de timbres, patches e presets;
  • sequenciadores;
  • mecanismos de gravação e tempo;
  • arpegiadores;
  • muitos efeitos;
  • modos de combinação;
  • muito controles (knobs, faders…);
  • interfaces de áudio interna com múltiplas saídas analógicas e/ou digitais e até entradas;
  • conexões MIDI, USB, Firewire;
  • mecanismos de conexão com softwares de gravação;

Ao comprar um workstation você deve levar em conta a polifonia, isto é, quantos sons simultâneos podem ser executados. Essa é grande limitação da maioria deles.

Muitos workstations, bem como, alguns sintetizadores, oferecem a opção de importar samplers. Essa é uma funcionalidade muito valiosa, porque remove a barreira de timbres padrões.

Por oferecer uma gama imensa de funcionalidades, workstations costumam ser os teclados musicais mais caros do mercado.

Indicado para: músicos profissionais, estúdios, igrejas.

Alguns workstations mais populares no Brasil em 2016/2017 (do mais básico ao mais completo):

Teclado musical - Korg Kross-61

Korg Kross-61

Teclado musical - Roland Fa-06

Roland Fa-06

Teclado musical - Korg Krome-61

Korg Krome-61

Teclado musical - Yamaha Motif XF-7

Yamaha Motif XF-7

Teclado musical - Korg Kronos 2

Korg Kronos 2

Teclado musical - Yamaha Montage 6

Yamaha Montage 6

 

O que você achou?

Em breve, estarei postando dicas valiosas para quem precisa comprar um teclado.

Se você curtiu a postagem, deixe um comentário. Você tem alguma sugestão ou dúvida? Será muito bem-vinda. Sobre o que você quer ler em próximas postagens?

Você ajudará bastante se compartilhar essa postagem com seus amigos. Dá um força aí! =D

Referências

http://thehub.musiciansfriend.com/keyboard-buying-guides/pianos-and-keyboarCds-how-to-choose

http://www.dummies.com/art-center/music/piano/types-of-digital-keyboard/

https://www.amazon.in/b?ie=UTF8&node=5482215031


Comentários

Sobre o autor

Jônatas Castro

Jônatas é casado, servo de Cristo, bacharel em Ciência da Computação, pianista, tecnologista, analista e arquiteto de sistemas e empreendedor.