Áudio & Música

Dicas de percepção musical: como descobrir o tom de uma música

Ouvido - Percepção Musical
Escrito por Jônatas Castro

Antes de prosseguir com as dicas, é necessário introduzir uma assunto muito importante: percepção musical.

A percepção musical é uma habilidade, muitas vezes, difícil de desenvolver em um primeiro momento, para a maioria das pessoas interessadas em música. Muitos que estão aprendendo um instrumento ou iniciando na música não sabem o que é percepção musical ou não sabem como melhorá-la.

Percepção musical

A percepção musical é a capacidade de perceber e identificar as ondas sonoras como parte de uma linguagem musical. Envolve, especialmente, a identificação de sons em suas características como altura, timbre, afinação, ritmo, melodia, harmonia, intensidade, dentre outras características que podem ser percebidas.

Assim como o alfabeto é um material essencial para saber ler português, elementos musicais isolados se agrupam para formar padrões com significado em música.

Porém, assim como o alfabeto isolado não é suficiente para saber uma língua, saber os elementos musicais isolados não garante uma compreensão musical. Desse modo, a percepção musical é uma habilidade importantíssima, essencial para o desenvolvimento e progresso contínuo em seus estudos, pois como a música é uma linguagem é preciso aprender a falar, escrever e ouvir essa linguagem.

Muito bem… O primeiro passo para descobrir a tonalidade de uma música é melhorar sua percepção musical. Vou te dar algumas dicas que encontrei no blog: http://institutomusicaldarezzo.com.br/como-melhorar-sua-percepcao-musical

Como melhorar sua percepção musical?

1º dica

Primeiramente é preciso saber técnicas e teoria musical. Saber as escalas, notas, acordes, intervalos, contagem de tempo, como escrevê-los e como executá-los no seu instrumento. Saiba mais sobre as 12 escalas maiores.

O desenvolvimento da percepção musical se dá através de treinamento auditivo. Para isso é preciso saber os conceitos e técnicas citados, pois assim você poderá treinar seu ouvido para identificar as notas que estão sendo tocadas.

2º dica

Uma boa maneira de desenvolver a percepção musical é através da memorização. Você não distingue as vozes das pessoas que conhece? A razão disso é que sua mente foi registrando ao longo do tempo esses sons. O mesmo processo é o que precisamos fazer para memorizar as notas musicais.

A nota Dó, por exemplo, precisa ser ouvida como uma nova voz que você está conhecendo e se habituando. Assim, quando ouvir um Dó, gaste um tempo percebendo como a nota é e vá se acostumando com ela. Podemos treinar nossos ouvidos e nossas mentes para perceber as diferenças entre as notas, criando uma memória musical. Assim, quando escutar uma nota saberá identificá-la.

3º dica

Para aguçar os ouvidos é preciso bastante treinamento. Primeiramente, escute músicas, qualquer uma, não importa o gênero. Concentre-se naquilo que ouve como um todo, sem detalhar vozes ou instrumentos. Depois comece a perceber qual instrumento que se destaca entre os outros, qual a voz mais alta. Em seguida perceba as outras vozes, os instrumentos e tente identificar cada um.

Perceba a maneira que interagem, a forma em que cada um tem um caminho melódico ou harmônico diferente, uma função sonora que é responsável por uma parte do todo. Tente desenhar na sua mente o que viria a seguir e nesse instante você terá a impressão de ouvir algo novo, por mais que já tenha ouvido a música.

4º dica

Após memorizar auditivamente as notas e ter habituado aos sons produzidos na música, tente identificar as notas que estão sendo executadas, identifique os acordes e tente tocá-los no seu instrumento, decifre as melodias e harmonias. Somente com o tempo e treinamento que você conseguirá desenvolver e melhorar sua percepção musical.


Agora que você já tem uma noção de percepção musical, quero te dar dicas de como descobrir a tonalidade de uma música. Vamos lá.

Dicas para descobrir o tom de uma música

1. Ouça o contra-baixo

Contra-baixo

É fundamental ouvir o baixo de uma música. É pelo baixo que descobrimos de fato sobre que acorde estamos ouvindo. Nunca tente tirar uma música utilizando o alto falante de um celular ou uma caixinha muito pequena, pois excluem as frequências mais graves, impossibilitando ouvir o contra-baixo.

2. Busque pela tônica

Não, não estou falando de água tônica ;-).

A tônica é o primeiro grau da escala. Trata-se da “nota base”. Não se trata da primeira ou a última nota de uma música, mas sim da nota que causa sensação de término.

Falando de forma figurativa, a tônica é a nota que produz sensação de finalização, retorno, descanso ou “lar doce lar”. A tônica indicará a tonalidade da música.

3. Entenda o campo harmônico e busque-o na música

Quando entendemos sobre o campo harmônico, procuramos por todos os graus presentes na tonalidade, não apenas a tônica. Se, por exemplo, identificamos que o 4ª grau é o fá maior, sabemos que o 1º grau é o dó maior, logo, estamos na tonalidade de dó maior.

4. Treine, pratique, treine, pratique…

Nosso ouvido precisa ser treinado. Na primeira vez que tentei “tirar” uma música, lembro que demorei bastante. Já na segunda vez, não houve tanta dificuldade. Hoje em dia, consigo descobrir um tom com muita facilidade. Isso porque meu ouvido já foi bastante “treinado”.

Apesar dos prodígios e gênios que vemos por aí, qualquer pessoa pode ser a capacidade de descobrir o tom com muita prática e treino de percepção musical.

Se liga nesse garoto:


Comentários

Sobre o autor

Jônatas Castro

Jônatas é casado, servo de Cristo, bacharel em Ciência da Computação, pianista, tecnologista, analista e arquiteto de sistemas e empreendedor.