Marketing Digital

7 maneiras de evitar que seus e-mails cheguem como SPAM

Escrito por Jônatas Castro

Entregar e-mails na caixa de entrada de seus clientes é crucial para sua campanha de e-mail marketing. Foi revelado em uma pesquisa de 2011 que apenas 2% dos usuários verificam a caixa de SPAM. Isso significa que, se sua newsletter chega como lixo eletrônico, ela passará despercebida, logo suas vendas irão sofrer drasticamente.

Sabendo que 1 a cada 6 e-mails não são entregues com sucesso, você não deve confiar 100% em sua ferramenta de e-mail marketing sem ao menos se ligar nessas 7 dicas para evitar SPAM:

1. Permissão

Nunca envie e-mail para pessoas que não optaram por recebê-lo. Existe grande chance dessas pessoas marcarem seu e-mail como SPAM prejudicando todo resto de sua campanha.

2. Frequência

Envie ao menos um e-mail por mês. Se você não fazer pelo menos isso, seus clientes irão esquecer que te deram permissão para enviar e-mails e marcarão seus e-mails como SPAM.

3. Avaliação de SPAM

Sempre execute alguma ferramenta de avaliação de SPAM. Esse tipo de ferramenta executa um algoritmo que verifica se sua mensagem se parece como um SPAM. Se sua mensagem se parecer como SPAM, não envie de forma alguma.

4. Conteúdo

Mantenha o conteúdo de suas mensagens sempre limpo. Verifique se sua mensagem contem palavras como “compra”, “promoção”, “liquidação”, “free”, “promo” etc. Essas palavras-chave podem ser barradas no filtro de SPAM.

5. Whitelisting

Sempre peça para seus clientes adicionarem seu e-mail na lista de contato deles. Dessa forma, seu e-mail estará dentro da “whitelist” (“lista branca”) de seus clientes,  garantindo que seus e-mails sempre chegarão na caixa de entrada deles.

6. Pré-visualização do e-mail

Utilize alguma ferramenta de e-mail marketing que permita que você faça uma pré-visualização de seus e-mails em diferentes caixas de entrada. Por exemplo, você deve conseguir ver como seu e-mail é visualizado no Gmail, Hotmail, Yahoo, Uol, AOL, Outlook etc. Cuidado com e-mails HTML cheios de formatação. Alguns clientes de e-mail podem acabar estragando sua mensagem.

7. Evite “embromations”

É isso mesmo! Cuidado com os “fakes”, falsas promessas, propagandas enganosas… Isso irá prejudicar sua reputação tirando a credibilidade de seus e-mails. Logo, seus cliente irão marcar seus e-mails como spam.

Aproveito para indicar algumas boas ferramentas de e-mail marketing:

  1. Leadlovers 
  2. GetResponse
  3. KlickMail
  4. MailChimp


Comentários

Sobre o autor

Jônatas Castro

Jônatas é casado, servo de Cristo, bacharel em Ciência da Computação, pianista, tecnologista, analista e arquiteto de sistemas e empreendedor.